Este Curso permitirá aos seus participantes o entendimento e a capacitação mínima para saberem “conviver” profissionalmente neste ambiente de Compliance. Serão dadas aulas expositivas e interativas promovendo o debate com os participantes e serão analisados casos concretos, de forma a transmitir aos alunos um panorama real e atual acerca de como o Compliance vem sendo exigido nos dias atuais pela administração pública e privada.
O curso permitirá aos alunos entender os deveres, responsabilidades e expertises que o profissional de compliance conhecido como compliance officer tem que ter para ser um bom profissional. Entenderemos o conceito de cegueira deliberada, de dolo eventual, bem como quais são exatamente as funções do compliance officer. As leis nacionais e internacionais já previram algumas, mas outras ainda estão sendo vividas e aprendidas no dia a dia da organização.
Este Curso permitirá aos seus participantes o entendimento e a capacitação mínima para saberem “conviver” profissionalmente neste ambiente em compliance com a recente GDPR (lei geral de proteção de dados europeia), a lei 13709 (lei de proteção de dados brasileira que passará a vigorar em 2020), a Lei 12846 e o Decreto 8420, sobretudo no tema correlato ao programa de integridade a ser cumprido pelas startups e PMEs, resoluções do Banco Central como a 4656/2018 (regulamenta as empresas peer to peer- um mercado que circula US$3,6 trilhões), novas regras do marketing digital, sem nos olvidarmos de temas essenciais como ética e integridade. As novas tecnologias vieram para ficar e com elas novas exigências legais e de compliance.
Capacitar os alunos, por meio de aulas práticas e com exposição de casos concretos, como implementar de forma efetiva um programa de integridade de forma a demonstrar para os stakeholders internos que a empresa está levando a sério suas políticas, que os membros da alta administração realmente levantam a bandeira da ética, que vedam de forma estrita práticas criminosas e ilícitas de fraude, corrupção e suborno. Isso faz com que os clientes, investidores, mídia e terceiros queiram relacionar-se com essa empresa e com isso seu valor de mercado valerá mais, o valor de suas ações/cotas será mais alto.
Considerando as 3 linhas de defesa e as multas e sanções a serem pagas pelas empresas que não tiverem segregação de áreas, ensinaremos como evitar conflito de interesses, como otimizar as áreas, as diferenças de funções entre as 1ª, 2ª, e 3ª linhas de defesa, a importância do compliance e da governança corporativa nos dias atuais e como estar em consonâncias com as regras nacionais e internacionais.
1) Origem e importância nos dias atuais
2) Skills, Deveres e Responsabilidades
3) Curso de Compliance Aplicado às Startups
4) Como Implementar um Programa de Integridade Efetivo
5) Diferenças Entre Compliance e Governança Corporativa